- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação do rufandobombonews
A discussão sobre a instalação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Cuiabá segue intensa e mobiliza autoridades em diferentes esferas. O deputado estadual Wilson Santos está na linha de frente desse movimento e destaca a importância do apoio do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, nessa batalha.
Segundo o parlamentar, a empresa Maturati obteve, em agosto, uma liminar de um magistrado em Brasília, obrigando a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) a reabrir o processo de construção de seis hidrelétricas no rio. Em resposta, líderes políticos, incluindo o senador Jaime Campos e o deputado Júlio da Guaraná, se reuniram com a diretoria da ANA para cobrar explicações. Dessa reunião, ficou definida a realização de uma audiência pública no Senado, em parceria com a Assembleia Legislativa, para debater o tema.
Atualmente, o processo está na ANA, que analisa a concessão da Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRDH). Sem esse documento, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) não pode liberar as licenças ambientais. A decisão final está nas mãos de cinco diretores da agência reguladora.
Wilson Santos reforça que não é contra hidrelétricas, desde que sejam respeitadas as condições ambientais adequadas. Entretanto, destaca que o rio Cuiabá e sua sub-bacia já foram classificados pela ANA como uma zona vermelha para empreendimentos hidrelétricos, o que deveria impedir tais construções.
Fonte site esportes e notícias
0 Comentários
Faça um comentário