- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) promoveu, na última sexta-feira (19), no auditório da Escola Superior de Contas, o 15º módulo do MBA em Gestão de Cidades, realizado em parceria com a Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp). A aula, voltada a gestores públicos, teve como tema central “Danos catastróficos, resiliência urbana e gestão de crises”, e contou com transmissão ao vivo pela TV Contas (Canal 30.2) e pelo Canal do TCE-MT no YouTube.
O módulo foi ministrado pelo professor doutor Carlos Eduardo Silva, membro do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), especialista em Direito Público e Ciências Penais e mestre em Direito do Estado. “É uma grande satisfação estar aqui participando de uma iniciativa inédita muito importante para a capacitação de todos os gestores”, comentou sobre a pós-graduação.
Com 28 anos de atuação no MPMT, o facilitador destacou que tratar de mudanças climáticas e eventos extremos deve estar na agenda de qualquer gestor, mas é uma temática pouco trabalhada e explorada nos municípios. “Tradicionalmente, as administrações públicas operam só com respostas aos eventos extremos, mas o que nós vamos apresentar aqui hoje são protocolos internacionais e parâmetros normativos que invertem essa lógica. Hoje os municípios devem se preparar para esses eventos antecipadamente, por conta dos impactos que eles causam”, ressaltou Silva no início de sua apresentação.
O professor, que também é coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Meio Ambiente do MPMT e ministra disciplinas em cursos lato sensu na Fundação Escola Superior do órgão e na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), pontuou que, diante das mudanças climáticas cada vez mais frequentes e intensas, as administrações dos municípios têm que estar preparados para enfrentá-los, não só dando respostas adequadas, mas também com ações de preparação, mitigação e planejamento urbano.
O MBA em Gestão de Cidades integra a estratégia da atual gestão do TCE-MT, presidida pelo conselheiro Sérgio Ricardo, para fortalecer a capacitação contínua de servidores e gestores públicos. Com carga horária de 360 horas, o curso conta com cerca de mil alunos e é coordenado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Alisson Carvalho de Alencar.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
0 Comentários
Faça um comentário