- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) iniciou, em novembro, a aplicação da plataforma gamificada FutureMe com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual. A iniciativa faz parte do processo de orientação profissional da rede e busca apoiar escolhas mais conscientes nas etapas de transição escolar e definição de percursos formativos.
A FutureMe oferece uma jornada interativa de autoconhecimento e exploração vocacional, com testes psicométricos e trilhas personalizadas que auxiliam tanto na escolha do itinerário formativo quanto na identificação de possíveis trajetórias de carreira. Todo o conteúdo é alinhado à BNCC, à Lei nº 14.945/2024 e ao Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC/MT).
Entre os dias 17 e 28 de novembro, estudantes da 3ª série do Ensino Médio realizam o teste vocacional com apoio dos professores de Biologia, enquanto as turmas do 9º ano participam do diagnóstico de interesses e perfis, aplicado pelos professores de Ciências. O objetivo é identificar potencialidades, preferências acadêmicas e áreas de afinidade, oferecendo subsídios para decisões relacionadas ao projeto de vida e às escolhas profissionais futuras.
Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a orientação profissional tornou-se estratégica na Educação Básica, especialmente diante das rápidas transformações tecnológicas e da crescente demanda por competências digitais e socioemocionais.
A plataforma destaca cursos, áreas de atuação, rotinas profissionais e habilidades necessárias no mercado de trabalho, ampliando a compreensão dos jovens sobre as possibilidades de carreira e estimulando o protagonismo juvenil. A proposta também reforça a integração entre competências técnicas e socioemocionais — aspecto essencial para a formação do profissional do futuro.
Para garantir a implementação efetiva, a Seduc organizou um cronograma que inclui sensibilização das equipes, formação docente e acompanhamento pedagógico. Professores pontos focais monitoram a execução das atividades, orientam os estudantes e asseguram o uso adequado dos resultados dos instrumentos aplicados.
A fase de mobilização já foi concluída, com apresentação e capacitação das equipes gestoras e pedagógicas das Diretorias Regionais de Educação (DREs), coordenadorias pedagógicas (COPEDs), professores de Ciências e Biologia e coordenadores escolares.
Atualmente, está em andamento a etapa de aplicação com estudantes e realização das trilhas. Em dezembro, será feita a reunião de avaliação pós-aplicação, seguida da sistematização dos dados e elaboração do relatório final.
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