- Pela Redação
- 29/05/2023
Márcio Eça do rufandobombonews
O promotor de Justiça Milton Mattos da Silveira Neto, titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível da Capital – Defesa da Cidadania (Saúde), participou de uma audiência na Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Cuiabá nesta segunda-feira (17). Durante a reunião, Mattos apresentou um diagnóstico detalhado das unidades de saúde da capital, resultado de um levantamento realizado pelo Ministério Público (MP).
Além do promotor, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena, e os vereadores Dilemário Alencar, Alex Rodrigues, Jefferson Siqueira e Michele Alencar, que preside a comissão.
A análise do MP revelou que muitas unidades básicas de saúde necessitam de reformas urgentes, enquanto algumas, recém-reformadas, ainda apresentam problemas de acessibilidade. Segundo Mattos, houve avanços com obras realizadas tanto durante a intervenção na Saúde quanto na gestão do ex-prefeito Emanuel Pinheiro, mas ainda há um gargalo de unidades que precisam de melhorias.
Outro problema destacado foi a falta de medicamentos essenciais, como dipirona e remédios para pressão arterial. O promotor apontou que cerca de 38% dos medicamentos estão em falta nas unidades básicas de saúde e que a prefeitura garantiu a aquisição emergencial de cerca de R$ 3 milhões em insumos via consórcio SISVARC.
A falta de médicos em diversas unidades também foi um ponto de preocupação, especialmente em janeiro deste ano, possivelmente devido ao período de férias. No entanto, Mattos ressaltou que a equipe de apoio e monitoramento segue acompanhando a situação para verificar se houve normalização.
Diante desse cenário, a atuação do MP na área da saúde segue como prioridade, visando garantir melhorias no atendimento à população cuiabana.
0 Comentários
Faça um comentário