- Pela Redação
- 29/05/2023
Mato Grosso passa a integrar os estados afetados pela onda de calor que atinge o Brasil, segundo atualização da Agência Climatempo publicada nesta segunda-feira (17). As altas temperaturas podem durar até 24 de fevereiro.
De acordo com a Climatempo, as temperaturas podem chegar nos 40ºC, sobretudo na parte sul do estado. A média de máxima pode chegar a 32,8ºC.
O termo "onda de calor" é usado quando a temperatura permanece cinco graus celsius acima da média por um período entre três e cinco dias.
O fenômeno é consequência de um bloqueio atmosférico se instalou instalar na região central do país.
🔄Os bloqueios atmosféricos são sistemas de alta pressão que se estabelecem em níveis médios da atmosfera e intensificam a circulação do ar de cima para baixo. Esses fenômenos favorecem o aumento das temperaturas e impedem a formação de grandes nuvens de chuva.
🌡️Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta é a terceira onda de calor consecutiva no país desde janeiro. A primeira onda de calor aconteceu entre os dias 17 e 23 e, a segunda, entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul.
0 Comentários
Faça um comentário