- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação do rufandobombonews
Durante a entrega do novo batalhão da Força Tática nesta terça-feira, dia 9 de abril, o governador Mauro Mendes foi questionado sobre o andamento da obra da MT-030, que visa conectar Cuiabá à Chapada dos Guimarães. O projeto, aprovado pelo deputado Ninho (PSD) na Assembleia Legislativa, já possui recursos para iniciar, mas o governador alertou que a execução demandará um período considerável.Mendes explicou que, devido à complexidade da obra, que inclui subidas íngremes e altas altitudes, serão necessários viadutos, grandes aterros e até mesmo túneis para vencer as diferenças de nível. Ele ressaltou que o processo de engenharia para uma obra dessa magnitude é gigantesco e que, mesmo com tudo correndo bem, o prazo mínimo para conclusão seria de quatro anos."Uma obra dessa natureza, subindo morro, saindo a altitude 200 metros, 800 metros de altura, morrarias [série de morros], vai demandar talvez viadutos grandes, aterros, túneis, alguma coisa para vencer essa diferença de nível para chegar lá em cima num espaço curto", destacou o governador.Ele enfatizou que, embora seja um projeto prioritário, não se trata de uma solução rápida para um problema emergencial. "Isso é um esforço de engenharia gigantesco para uma obra dessa. Se correr tudo muito bem, então, estamos falando de quatro anos. Não é uma solução, é um problema emergencial que pode ser resolvido em 120 dias", frisou Mendes.
No mês de março do ano passado, os deputados estaduais derrubaram o veto do governo que havia retirado da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da Lei Orçamentária Anual (LOA) os investimentos destinados ao início do projeto e das obras da MT-030. Essa decisão foi tomada em meio ao reconhecimento da importância crucial da infraestrutura viária para a região, especialmente considerando a conexão entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
Em dezembro, a relevância da obra da MT-030 ganhou ainda mais destaque e defensores após deslizamentos ocorridos no local conhecido como Portão do Inferno. Esses incidentes evidenciaram a urgência de investimentos em melhorias na infraestrutura rodoviária, aumentando o apoio e a pressão para o avanço do projeto. A segurança e a acessibilidade da estrada tornaram-se uma prioridade ainda maior diante dos desafios apresentados pelos deslizamentos, destacando a necessidade de ação imediata para garantir a segurança dos cidadãos e a viabilidade da rota.
0 Comentários
Faça um comentário