- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação do rufandobombonews
As terras indígenas Capoto Jarina e Parque Indígena Xingu, localizadas entre os municípios de São José do Xingu e São Félix do Araguaia, a 931 km e 1.159 km de Cuiabá, respectivamente, enfrentam um dos maiores incêndios registrados na região. Segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (Lasa), mais de 110 mil hectares já foram consumidos pelas chamas, com a formação de um "paredão de fogo" que continua avançando.
Desde janeiro, a terra indígena Capoto Jarina perdeu 82,1 mil hectares, o que representa 12,9% de seu território total. No Parque Xingu, 1,3% da área foi destruída pelo fogo, somando 34,3 mil hectares queimados.
Brigadistas da região, como Lucas Kaiabi, têm documentado o avanço do incêndio. Em um vídeo gravado às margens do rio Xingu, é possível ver a embarcação dos brigadistas passando próxima ao intenso "paredão de fogo" e fumaça.
Lideranças indígenas alertaram que os focos, que começaram no dia 17 de agosto, estão próximos de diversas aldeias, colocando em risco a saúde dos moradores locais. De acordo com Guto Dauster, supervisor federal do Prevfogo, o combate aos focos de incêndio ainda está em curso, com prioridade na proteção da população indígena que habita a região.
0 Comentários
Faça um comentário