Hospital Regional de Sorriso amplia equipe e moderniza estrutura

Avanço na saúde pública



Redação 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) reforçou a assistência no Hospital Regional de Sorriso em 2025, com a convocação de 135 novos profissionais aprovados em concurso público. Além do reforço no quadro de pessoal, a unidade recebeu investimentos em tecnologia, com a aquisição de 15 ventiladores pulmonares e três torres de vídeo para a realização de cirurgias.

 

Dentre os perfis convocados, estão enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, biomédico, assistente social, farmacêutico, administrador, contador, técnico em enfermagem e técnico em imobilização ortopédica.

 

A SES investiu na incorporação de equipamentos estratégicos para qualificar o cuidado e renovar o parque tecnológico do hospital. Também foram adquiridas duas torres para exames de endoscopia e colonoscopia, e duas mesas cirúrgicas, modernizando a infraestrutura do bloco operatório.

 

“Os investimentos da atual gestão possibilitaram a realização de 29.222 cirurgias e 50.728 internações no Hospital Regional de Sorriso, entre janeiro de 2019 a 30 de novembro de 2025. São números expressivos que refletem a eficiência no atendimento à população”, avaliou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

 

 

Hospital Regional de Sorriso adquiriu 15 ventiladores pulmonares e convocou 135 profissionais

O Hospital Regional de Sorriso registrou um salto significativo nas consultas especializadas: o número subiu de 29.398, de janeiro a 30 de novembro de 2024, para 44.334, no mesmo período de 2025. Com esse desempenho, a unidade soma 189.397 consultas desde janeiro de 2019. 

 

Desde o início da atual gestão estadual, o hospital também realizou 237.470 exames de imagem, incluindo endoscopia, radiologia, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia, além de 1.161.388 exames laboratoriais, entre patologia clínica e anátomo-patológico.

 

Conforme destaca Oberdan Lira, secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, o hospital fortaleceu diversos programas para assegurar a melhoria contínua dos atendimentos prestados.

 

“As visitas multiprofissionais garantem hoje um plano de cuidado integrado e diálogo constante com as famílias. Outro avanço foi a sala de vacina da maternidade, que assegura a proteção imediata dos recém-nascidos contra BCG e hepatite B. Neste ano, também criamos o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH)”, pontuou.

 

Com um total de 12.782 partos realizados nos últimos sete anos, a unidade reforça o cuidado humanizado por meio de uma visita da gestante. A iniciativa da equipe de Saúde permite que a grávida conheça a maternidade com antecedência.

 

Segundo a diretora Ione Carvalho, o Hospital Regional de Sorriso registrou grande avanços na área da ginecologia e obstetrícia durante o ano de 2025.

 

“Com a criação da residência médica em ginecologia este ano, qualificamos o atendimento às gestantes. Para 2026, o nosso objetivo é implantar a residência em enfermagem obstétrica, o que ampliará a articulação ensino-serviço e fortalecerá a formação de especialista na atenção materno-infantil”, afirmou.

 

É importante destacar ainda que a unidade dispõe de residência médica em clínica médica. “Temos uma equipe reforçada para dar conta dos atendimentos à população da Macrorregião”, acrescentou.

 

Boas perspectivas para 2026

 

Para o ano de 2026, o Hospital Regional de Sorriso planeja avançar em ações estruturantes focadas na qualificação da assistência, fortalecimento da gestão e na ampliação da segurança do paciente.

 

“Em 2026, nossas metas incluem a contratação de engenharia clínica especializada para a gestão de equipamentos médico-hospitalares e a expansão do Programa Saúde Mental, com novas ações de acolhimento e bem-estar para toda a equipe”, concluiu a diretora.

 

O Hospital Regional de Sorriso possui 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 101 leitos de enfermaria e 9 leitos de urgência e emergência, sendo 7 leitos de observação e 2 leitos de estabilização.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também