Corpo de Bombeiros combate 23 incêndios florestais nesta quinta-feira (11)

Combate as queimadas



Redação 

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães e mantém controlados 10 focos ativos nas últimas 24 horas. As equipes continuam, nesta quinta-feira (11.9) atuando diretamente no combate a 23 incêndios florestais em diversas regiões do estado.

 

O incêndio florestal já extinto foi registrado em Chapada dos Guimarães, onde as equipes atuaram em uma área de morraria, com o apoio de uma aeronave no combate às chamas. Já os focos ativos, que estão controlados e não apresentam risco imediato de propagação por estarem contidos dentro de um perímetro seguro, localizam-se nos seguintes municípios: Cláudia, com três focos sob monitoramento, em Alta Floresta, com dois focos sendo monitorados, além de Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres, Nova Bandeirantes, Novo Mundo e Nova Monte Verde, cada um com um foco em acompanhamento.

 

Além disso, as equipes continuam atuando no combate aos incêndios florestais em Vila Bela da Santíssima Trindade, onde os esforços estão concentrados no controle de cinco focos ativos, e em Barra do Garças, que também registra dois focos em combate. Em Barra do Garças, os trabalhos se concentram nas regiões da Serra do Roncador, onde as equipes já controlaram focos em várias frentes do incêndio, e no Parque Estadual da Serra Azul. Nestes locais, as ações contam com o uso de aeronaves, maquinários, brigadistas, Exército e voluntários.

 

Ações simultâneas seguem ocorrendo em diversos municípios, como Juína e Dom Aquino, onde as equipes atuam no combate a dois focos de incêndio em cada local. Também estão em combate focos ativos registrados em Chapada dos Guimarães, Paranatinga, Nova Ubiratã, Nova Maringá, Sinop, Torixoréu, Confresa, Cáceres, Colniza, Tangará da Serra, Guarantã do Norte e Novo Mundo. 

 

Todas essas ações de combate contam com a atuação direta das equipes em campo, além do apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa, aeronaves e helicóptero que reforçam o combate às chamas. As operações são realizadas de forma ininterrupta, com foco no controle dos focos ativos e na proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.

 

As ações contam com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil do Estado e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Polícia Militar, que atuam de forma integrada para garantir uma resposta rápida e eficaz às ocorrências.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também