- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação do rufandobombonews
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, reafirmou nesta segunda-feira (30) que o município deixará o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (Cisvarc), atualmente presidido pelo prefeito de Nobres, Zé Domingos Fraga. A decisão, segundo ele, está ligada a falhas na condução administrativa e à falta de transparência na gestão do consórcio.
"Eu não posso estar num consórcio que tem o irmão do presidente na diretoria e um presidente que foi flagrado em vídeo recebendo propina do Silval Barbosa", declarou Brunini, ao criticar duramente a estrutura atual do Cisvarc.
Segundo o prefeito, a participação de Cuiabá no consórcio beneficia os demais municípios, especialmente os menores, que conseguem adquirir produtos com preços mais acessíveis graças ao volume de compras da capital. "Nós somos o maior município, fazemos a maior aquisição. O volume de aquisição de Cuiabá representa 80% de tudo o que é comprado pelo consórcio", afirmou. "Quem perde com nossa saída são eles."
Brunini também apontou problemas com compras superfaturadas ocorridas por meio do consórcio em gestões anteriores, e afirmou que a atual estrutura deixa a capital vulnerável a decisões tomadas por municípios menores, o que considera inadequado.
Questionado sobre a possibilidade de rever a decisão, o prefeito disse que está disposto a dialogar, mas impõe uma condição clara: a reformulação completa do consórcio. "Se ele for remodelado, aí a gente pode pensar sobre participar. Agora, se ficar dessa forma, nós não temos interesse nenhum", concluiu.
0 Comentários
Faça um comentário