- Pela Redação
- 29/05/2023
Danilo Figueiredo do local e Márcio Eça da redação
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, anunciou mudanças significativas no sistema de fiscalização eletrônica da capital. Durante visita à Câmara Municipal na última quinta-feira (15), o gestor afirmou que o contrato com a atual empresa responsável pelos radares eletrônicos vence em julho e não será renovado nos mesmos moldes.
Segundo o prefeito, a gestão busca uma nova licitação ou adesão a uma ata de registro de preços com outra empresa, e o novo contrato prevê a substituição dos atuais radares por lombadas eletrônicas equipadas com displays visíveis que indicam a velocidade dos veículos em tempo real.
"Os contratos novos não incluirão mais os radares chamados de ‘caça-níqueis’, que são aqueles escondidos. Isso não vai ter mais em Cuiabá", declarou Abílio. Ele destacou que o novo modelo segue uma sugestão apresentada pelo vereador Dilemário Alencar, que propôs a adoção de sistemas mais transparentes e educativos.
Brunini afirmou que os novos equipamentos serão instalados em pontos considerados críticos, com alto índice de acidentes, como o Contorno Leste e a Avenida Tenente Coronel Duarte (também conhecida como Prainha), onde já foram registradas vítimas fatais. “Aonde tiver redutor de velocidade com lombada eletrônica, ele estará com a finalidade de salvar vidas”, garantiu.
Por outro lado, o prefeito criticou os radares escondidos, que classificou como armadilhas para motoristas. Ele citou como exemplo os instalados na Rua Dom Bosco, nas proximidades do Colégio Coração de Jesus, e outros pontos como a Prainha, Miguel Sutil e áreas próximas ao bairro Morada do Ouro. “Todos esses radares serão retirados ou substituídos por equipamentos visíveis e sinalizados”, afirmou.
A previsão é de que o novo modelo comece a ser implantado após o fim do atual contrato, previsto para o dia 7 de julho.
0 Comentários
Faça um comentário