- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), seguiu o voto do ministro Alexandre de Moraes e a Primeira Turma decidiu de forma unânime condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL) a 10 anos de prisão, com a consequente perda do mandato, juntamente com uma multa solidária de R$ 2 milhões ao hacker Walter Delgatti.
Ambos estão sendo julgados por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O julgamento continua até sexta-feira (16/5), quando as votações se encerram.
Até o momento, todos os ministros da Turma votaram pela condenação de Zambelli. Fux foi o último a se pronunciar, acompanhando o posicionamento de Moraes e dos demais colegas. A denúncia do Ministério Público aponta que Zambelli e Delgatti teriam invadido sistemas do Poder Judiciário e inserido documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra Moraes, com o objetivo de prejudicar a administração da Justiça e obter vantagens políticas.
Zambelli e Delgatti respondem por invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica, negando as acusações. Segundo o MP, Zambelli teria liderado a invasão dos sistemas judiciários, enquanto Delgatti executou o crime. Por sua vez, a deputada se manifestou, expressando seu inconformismo com a condenação e alegando ausência de provas para sustentá-la.
0 Comentários
Faça um comentário