- Pela Redação
- 29/05/2023
g1
Uma pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (8) mostra que 39% dos eleitores se dizem petistas e 37%, bolsonaristas.
Considerando a margem de erro, os percentuais dos dois grupos estão tecnicamente empatados. Outros 18% se declararam neutros, 5% disseram não apoiar nenhum deles e 1% não soube responder.
O percentual de quem se declara petista oscilou para cima, no limite da margem de erro. Na pesquisa anterior, realizada em junho, eles eram 35%, mesmo percentual de bolsonaristas.
Veja os números
* Petistas: 39% (eram 35%)
* Boslonaristas: 37% (eram 35%)
* Neutro: 18%
* Nenhum: 5%
* Não sabe: 1%
Foi primeira vez, desde dezembro de 2022, no início da série histórica do Datafolha, que houve a parcela de brasileiros que se declarava bolsonarista empatou com a que se declarava petista.
Ao longo de dois anos, a vantagem dos apoiadores do PT em relação aos de Bolsonaro foi maior em março de 2023 e em março de 2024. Nas outras pesquisas, a diferença variou entre seis e oito pontos, até ficar empatada em junho.
Maior polarização política
Comparado a junho, houve avanço da polarização na política, com 76% da população se identificando como bolsonarista ou petista - na pesquisa anterior, eram 70%.
O levantamento foi realizado nos dias 29 e 30 de julho, antes da prisão domiciliar de Bolsonaro, decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Nessa data, porém, o ministro já havia imposto restrições ao ex-presidente, como o uso de tornozeleira eletrônica.
A pesquisa também avaliou que a popularidade do presidente Lula permanece em patamar baixo em relação a outros mandatos do petista. Ele está com 40% de reprovação contra 29% de aprovação, em um cenário de estabilidade.
Metodologia
O levantamento realizado nos dias 29 e 30 de julho, com 2.004 entrevistas presenciais em 130 municípios do Brasil e margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O Datafolha perguntou: "considerando uma escala de 1 a 5, onde 1 é bolsonarista e 5 petista, em qual número você se encaixa?". Quem respondeu "um" ou "dois" foi classificado como bolsonarista; quem disse "quatro" ou "cinco" foi categorizado como petista. Quem disse "três" foi considerado como neutro.
Avaliação do governo Lula não mudou, mesmo depois do tarifaço, segundo Datafolha
Lula em 14 de julho de 2024 | Foto: Evaristo Sa/AFP
Bolsonaro na PF para colocar tornozeleira eletrônica | Foto: Adriano Machado/Reuters
0 Comentários
Faça um comentário