Morre Benedito de Lira, pai de Arthur Lira e prefeito de cidade de Alagoas, aos 82 anos

LUTO NA POLÍTICA



g1

O prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP), morreu na manhã dessa terça-feira (14), aos 82 anos. Biu de Lira, como era conhecido, fazia tratamento contra um câncer e estava internado desde o dia 31 de dezembro no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, após ser submetido a uma cirurgia de emergência. Ele morreu após uma parada cardíaca.

Benedito de Lira era pai do deputado federal por Alagoas e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Ele era casado com Tereza Palmeira, e além de Arthur, ele tinha duas filhas, Adriana e Aline.

A assessoria do deputado confirmou a morte de Benedito de Lira por meio de nota (confira a nota completa abaixo).

A Prefeitura da Barra de São Miguel decretou luto oficial de três dias após a morte do gestor municipal. O Governo do Estado também decretou luto por três dias. Com a morte de Biu, quem assume o cargo é o vice-prefeito, eleito em 2024, Henrique Alves Pinto (PP), de 42 anos.

Natural de Junqueiro, no interior do estado, Benedito de Lira se formou em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 1972. Na vida política, ele ocupo os cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal e senador. Biu também foi candidato à vice-governador de Alagoas em 1998.

Em 2024, Benedito de Lira foi reeleito prefeito de Barra de São Miguel ao conquistar 68,12% dos votos válidos, equivalente a 4.563 votos, contra Floriano Melo (MDB), que obteve 31,88%. Já com a saúde debilitada, Biu não compareceu à posse no dia 1º de janeiro de 2025.

"No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, submeteu-se a um procedimento cirúrgico de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos, na capital alagoana. Nesta terça-feira, o coração do eterno senador Biu parou de bater, deixando um legado de trabalho e de dedicação em favor do povo alagoano", diz a nota envida pela assessoria do Arthur Lira.

Nota da Assessoria do deputado federal Arthur Lira

O estado de Alagoas está em luto pela perda de um dos líderes políticos mais importantes de sua história. Faleceu na manhã desta terça-feira (14) aos 82 anos de idade o ex-senador, ex-deputado federal, ex-deputado estadual, ex-vereador em Junqueiro e em Maceió e prefeito reeleito da Barra de São Miguel Benedito de Lira. Detalhes sobre as cerimônias de velório e enterro ainda serão anunciados pela família.

Benedito, ou Biu como era carinhosamente chamado, enfrentava um tratamento oncológico. No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, submeteu-se a um procedimento cirúrgico de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos, na capital alagoana. Nesta terça-feira, o coração do eterno senador Biu parou de bater, deixando um legado de trabalho e de dedicação em favor do povo alagoano.

Mesmo em tratamento, Benedito superou adversidades e exerceu com empenho seu último mandato em cargo público, liderando uma gestão de inúmeras conquistas na Barra de São Miguel e inclusive participando ativa e alegremente em 2024 de sua vitoriosa campanha eleitoral no município. Com seu falecimento, assume em definitivo o Executivo Municipal o vice-prefeito Henrique Alves Pinto.

Homem simples e de origem humilde, que sempre preferiu o contato direto com a população no lugar da sisudez dos diversos gabinetes que ocupou em Alagoas e em Brasília, Benedito de Lira era formado em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tendo iniciado seu curso de graduação em 1968 e concluído em 1972.

Nascido em Junqueiro em 1942, nunca abandonou sua gente e suas raízes. A infância pobre, que poderia ser um limitador, transformou-se em um incentivo à superação de obstáculos e à escolha da causa política como ideal de vida. Tanto que Junqueiro, sua terra natal, o elegeu vereador por dois mandatos em 1966 e 1970.

Transferindo-se para Maceió, onde atuou em diversos setores como, por exemplo, escriturário do Banco do Povo S.A, membro da Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia e na gestão do antigo Colégio Cenecista Élio Lemos, no Vergel do Lago, elegeu-se para Câmara de Vereadores da capital por dois mandatos, entre 1973 e 1982.

Com um seu desempenho aprovado pela população maceioense, Benedito foi eleito deputado estadual por três vezes consecutivas, atuando na Casa de Tavares Bastos de 1983 a 1994 e chegando a presidir a Casa por mais de uma legislatura.

Em 1994, uma campanha exitosa o levou à Brasília eleito pelo voto popular para exercer o mandato de deputado federal. Após ser candidato à vice-governador em 1998, retornou à Câmara dos Deputados em 2002 e 2006. E em 2010, foi o campeão de votos na disputa para o Senado Federal, onde trabalhou diuturnamente por Alagoas até 2018, tendo concorrido ao cargo de governador em 2014.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também