- Pela Redação
- 29/05/2023
g1
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não conseguiu cumprir seu próprio planejamento de anunciar seu candidato para a disputa pela presidência da Câmara até o final de agosto.
O prazo terminou neste final de semana. Em evento em São Paulo no sábado (31), Lira disse que a escolha não é fácil e que pretende conduzir o processo de maneira harmônica.
Três nomes figuram entre os favoritos na disputa: Antonio Brito (PSD-BA), Elmar Nascimento (União-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP).
Elmar é considerado o favorito para receber o apoio de Lira. A demora para o anúncio, entretanto, é avaliada pelo entorno de Lira como receio a resistências enfrentadas por Elmar.
A reportagem ouviu uma dezena de deputados, entre líderes partidários e figuras próximas ao presidente Lira.
Segundo os parlamentares, Lira quer fazer o anúncio quando tiver consenso entre os principais partidos do “Centrão”, já que este grupo deve ser o fiel da balança para a disputa. O consenso, entretanto, ainda não existe.
Os parlamentares avaliam que Lira, ao demorar em anunciar o apoio a Elmar, adia o que seria considerado “óbvio” e dá fôlego para outras candidaturas.
Lira ainda tenta unificar as candidaturas postas em torno do seu favorito, mas esse plano até agora fracassou. O presidente busca reeditar as eleições de 2023, quando foi eleito com apoio do PT ao PL.
Marcos Pereira tem procurado fechar alianças para fazer frente a Elmar. Na semana passada procurou o presidente do PSD, Gilberto Kassab, para tentar apoio do partido, mas Brito já sinalizou que não pretende desistir da disputa. As investidas, no entanto, ainda não terminaram.
“Não se trata de rejeitar ninguém, mas de acharmos o nome que pode juntar mais parlamentares de todas as matizes”, afirmou um líder ouvido pelo g1.
Parte dos deputados, que evitam falar abertamente neste momento de indefinição, também avaliam que Elmar Nascimento sofre maior resistência entre as siglas de esquerda e dentro do próprio governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, avaliam, sua escolha poderia alimentar defecções em um momento em que o grupo que comanda a Câmara tenta emplacar uma vitória tranquila.
Reunião com ruralistas
Nesta segunda, Lira teve um encontro com integrantes da bancada ruralista em Brasília e disse que pretende fazer o anúncio até o final desta semana.
O presidente disse que se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro neste domingo (1) para tratar da sua sucessão. Na semana passada, já havia conversado com o presidente Lula. Lira procura um candidato que atenda aos dois.
“Ele disse que nessa semana ele vai definir o candidato dele e pediu que acompanhemos o candidato dele. Nós vamos fazer a mesma conversa que fizemos quando ele foi candidato. Vamos apresentar nossas pautas. Por ele sempre ter cumprido os compromissos conosco, o pedido dele é muito importante”, afirmou o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, Pedro Lupion (PP-PR).
0 Comentários
Faça um comentário