- Pela Redação
- 29/05/2023
Metrópoles
O deputado federal Sanderson (PL-RS) encaminhou, nesta sexta-feira (18/4), um pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando a revogação do asilo concedido pelo governo brasileiro à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia Alarcón. Heredia e seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, em um caso que envolve repasses ilegais da Odebrecht e de fontes venezuelanas para campanhas presidenciais.
Na solicitação, o parlamentar argumenta que o Brasil não deve acolher indivíduos condenados por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, especialmente em decisões já confirmadas pela Justiça de seus países de origem. Para Sanderson, o asilo fere o princípio da moralidade pública e pode comprometer a imagem internacional do país no combate à impunidade.
Heredia chegou ao Brasil nesta semana, após o governo peruano conceder salvo-conduto para sua saída, e recebeu asilo por razões humanitárias, conforme declarou o chanceler Mauro Vieira. O caso, no entanto, gerou polêmica e vem sendo acompanhado de perto por parlamentares e pela opinião pública.
0 Comentários
Faça um comentário