- Pela Redação
- 29/05/2023
Da Redação
O Centro Cultural Casa Cuiabana recebe, de 15 a 25 de setembro, a exposição “Yakuni: Máscaras Sagradas e a Espiritualidade Mehinaku”. Selecionada no edital Viver Cultura – edição Lei Paulo Gustavo da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a mostra reúne quatorze máscaras sagradas confeccionadas pelo povo Mehinaku, habitantes do Território Indígena do Xingu, em Mato Grosso.
Representantes dos Mehinakus se apresentarão na abertura da exposição, que será realizada na segunda-feira (15.9), às 8h, no equipamento cultural da Secel-MT. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às12h e das 14h às 20h.
Conhecidas como Yakuni, as máscaras representam seres espirituais e traduzem a conexão entre o mundo humano e o mundo espiritual na cosmovisão do grupo indígena. O processo de confecção envolve a participação de toda a comunidade e é parte inseparável do próprio ritual.
“É importante a gente materializar o mundo espiritual no mundo físico, que vem para nós, por meio dos sonhos dos pajés. Assim como é relevante que a sociedade passe a conhecer essa relação, esse contato e a reciprocidade que possuímos com a natureza.” ressalta o coordenador do projeto e liderança indígena, Makaulaka Mehinako.
Mais do que peças artísticas, são expressões de saberes ancestrais, rituais sagrados e da forma como essa comunidade compreende o equilíbrio entre natureza, espiritualidade e vida coletiva.
“Para nós é uma alegria muito grande, poder mostrar esse mundo espiritual, esses espíritos que são da natureza para o publico que visitará a exposição”, conclui o líder indígena.
Serviço:
Exposição “Yakuni: Máscaras Sagras e a Espiritualidade Mehinaku”
Período em cartaz: 15 a 25 de setembro
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às12h e das 14h às 20h
Local: Casa Cuiabana (rua General Vale, 181, bairro Bandeirantes - Cuiabá)
0 Comentários
Faça um comentário