- Pela Redação
- 29/05/2023
Da assessoria
Neste sábado (4), é celebrado o Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), profissionais que atuam na linha de frente da atenção básica e têm papel essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças em todo o Brasil.
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi, tem se destacado como um dos principais defensores da valorização dessas categorias. À frente da Frente Parlamentar dos ACS e ACE, ele conduziu importantes conquistas, como a promoção de cursos de capacitação continuada que já formaram mais de 3 mil agentes entre 2021 e 2022, fortalecendo o atendimento prestado às comunidades.
Entre os avanços também estão o apoio à criação de Planos de Cargos e Carreiras, leis de insalubridade, incentivos financeiros nos municípios e a parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), que resultou em um marco regulatório inédito no país, tornando obrigatória a aplicação das leis específicas da categoria em todos os municípios.
A atuação de Russi ainda garantiu a inclusão dos agentes no Programa Ser Família, ampliando o reconhecimento e a assistência social, além da destinação de R$ 110 mil em emendas parlamentares para a aquisição de bicicletas elétricas, que dão mais mobilidade e eficiência ao trabalho de campo.
A Frente Parlamentar também promoveu o Encontro Regional da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), em Cuiabá, reforçando a união e a representatividade nacional das categorias.
“Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são protagonistas na defesa da vida. São eles que conhecem de perto a realidade das famílias e garantem que as políticas públicas cheguem a cada cidadão. Nosso compromisso é seguir lutando pela valorização e pelas condições dignas de trabalho para todos esses profissionais”, afirmou Max Russi.
No Dia Nacional dos ACS e ACE, o presidente da ALMT reafirma seu compromisso com a defesa, o fortalecimento e a valorização desses trabalhadores, que são pilares da saúde pública e do cuidado com a população mato-grossense.
0 Comentários
Faça um comentário