Mauro Mendes Entre Pivetta e Wellington: Aliança com PL Ganha Força para 2026

Reeditar aliança de 2022 em 2026



Redação do rufandobombonews 

 

O governador Mauro Mendes (União) voltou a adotar uma estratégia já conhecida nos bastidores políticos de Mato Grosso: manter "um pé em cada canoa" enquanto adia a definição sobre seu apoio nas eleições de 2026. Apesar de reafirmar publicamente sua preferência por Otaviano Pivetta (Republicanos) como sucessor ao governo estadual, Mendes também busca manter as pontes com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

 

Recentemente, Mendes se reuniu com Bolsonaro durante o ato pela anistia aos presos do 8 de janeiro, em São Paulo. Na ocasião, recebeu sinal verde do ex-presidente para construir uma aliança com o PL no Estado. O movimento, no entanto, complica a situação interna, já que o PL tem como pré-candidato ao governo o senador Wellington Fagundes.

 

O cenário atual lembra o que ocorreu em 2021, quando Mendes incentivou a pré-candidatura de Neri Geller ao Senado, mas acabou optando por ter Wellington Fagundes ao seu lado nas eleições de 2022, o que causou um rompimento com o ministro Carlos Fávaro (PSD). Agora, a dúvida que paira é se Pivetta poderá ser o novo “Geller” da vez — ou se Mendes manterá a lealdade até o fim.

 

A equação de Mendes envolve cálculo político, equilíbrio entre forças partidárias e o desejo de manter o controle do tabuleiro eleitoral. A definição, como em 2022, deve vir apenas em 2026. Até lá, o jogo segue aberto — e o governador segue jogando em mais de um time.

 

Fonte: Blog do Lúcio Sorge

 

 

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também