- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação do rufandobombonews
Levantamento do Instituto Real Time Big Data, divulgado nesta sexta-feira (28), mostra que, se as eleições para o Senado fossem hoje, o governador Mauro Mendes (União) e a deputada estadual Janaina Riva (MDB) seriam os dois eleitos por Mato Grosso.
Na pesquisa estimulada, Mendes lidera com 34% das intenções de voto, enquanto Janaina aparece em segundo lugar, com 19%. Em seguida, estão o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), com 10%, o senador Jayme Campos (União) e o deputado federal José Medeiros (PL), ambos com 9%.
Na parte de baixo da lista aparecem o ex-governador Pedro Taques (sem partido), com 4%; a ex-deputada Rosa Neide (PT), com 3%; o ex-presidente da Aprosoja, Antônio Galvan (PTB), e a suplente de senadora Margareth Buzetti (PP), ambos com 1%. Brancos e nulos somam 6%, e 4% não souberam responder.
Composição dos votos
A pesquisa também separou o primeiro e o segundo voto dos eleitores, já que em 2026 serão escolhidos dois senadores por Estado.
No primeiro voto, Mendes amplia a liderança, chegando a 39%. Janaina aparece com 15%, seguida de Jayme Campos e José Medeiros, ambos com 10%, e Fávaro com 8%. Na sequência, vêm Pedro Taques (5%), Rosa Neide e Margareth Buzetti (2% cada) e Galvan (1%). Não sabem somam 3% e brancos e nulos, 5%.
No segundo voto, Mendes também aparece na frente, com 28%. Janaina registra 22%, Fávaro 11%, Medeiros 8% e Jayme 7%. Ainda pontuam Rosa Neide (4%), Pedro Taques (3%), Galvan (2%) e Buzetti (1%).
A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 26 e 27 de novembro e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
0 Comentários
Faça um comentário