- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação do rufandobombonews
O governador Mauro Mendes anunciou nesta segunda-feira (25) a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que será desmembrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A proposta, parte do “Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado”, será enviada ainda nesta semana à Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
A nova Pasta será comandada pelo delegado Vitor Hugo Bruzulato, atualmente responsável pela Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil. A Sejus assumirá a gestão dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo, além de liderar a política estadual sobre drogas. O policial penal federal André Fernandes Ferreira, ex-secretário de Segurança Pública em Roraima, foi nomeado secretário adjunto de Administração Penitenciária.
Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, o desmembramento permitirá uma gestão mais eficaz e especializada no enfrentamento ao crime organizado. “Teremos um secretário dedicado exclusivamente ao Sistema Prisional, com foco em procedimentos operacionais e tecnologias. Isso garantirá um sistema penitenciário controlado e eficiente, sem espaço para gabinetes do crime nas unidades penais”, destacou Roveri.
A Sesp continuará responsável pelas ações de enfrentamento ao crime organizado, enquanto a Sejus se dedicará à administração do sistema prisional e à aplicação de políticas de reabilitação e controle penal. A medida é vista como um avanço estratégico para reforçar a segurança pública e proteger os cidadãos de Mato Grosso.
0 Comentários
Faça um comentário