- Pela Redação
- 29/05/2023
Márcio Eça do rufandobombonews
O senador Jayme Campos (União-MT) fez um duro pronunciamento no plenário do Senado Federal ao criticar a decisão do ministro Gilmar Mendes, que sugeriu que apenas a Procuradoria-Geral da República pode autorizar o andamento de um processo de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal. Para Jayme, a posição do ministro representa um grave equívoco institucional.
“O Supremo Tribunal Federal errou desta vez. Nós precisamos defender aquilo que é legal, aquilo que é constitucional”, afirmou o senador, destacando que o Senado, como “casa revisora”, não pode abrir mão de suas prerrogativas.
Jayme Campos também criticou o aumento de decisões monocráticas no STF, afirmando que em 200 anos de Constituição nunca houve cenário semelhante. Para ele, o movimento representa uma “usurpação de poder”.
O senador reforçou que o equilíbrio entre os poderes deve ser preservado:
“Nenhum poder pode achar que é melhor do que o outro.”
Ele ainda disse sentir “vergonha”, alertando que a postura do Supremo pode gerar tensão com a sociedade e enfraquecer o papel constitucional do Senado. Segundo Jayme, a Casa tem o dever de reagir e reafirmar suas competências diante do que considera um avanço indevido do STF.
0 Comentários
Faça um comentário