- Pela Redação
- 29/05/2023
Márcio Eça do rufandobombonews
Após ser questionado pelo vereador Daniel Monteiro (Republicanos), o prefeito Abílio Brunini destacou a necessidade urgente de melhorias na qualidade do ensino em Cuiabá e em Mato Grosso. Brunini reconheceu que parte da culpa pelo baixo desempenho dos alunos no ensino médio também recai sobre o município.
“Não vou isentar a culpa do município, eu sou prefeito, tenho sete meses. O município de Cuiabá é diretamente culpado disso”, afirmou. O prefeito explicou que muitos alunos chegam ao nono ano sem aprender operações básicas de matemática, como a tabuada do 4, e ressaltou que isso reflete falhas na alfabetização nos anos iniciais.
Brunini destacou que a responsabilidade não é apenas da prefeitura ou do governo estadual, mas de toda a sociedade. “Todos nós temos que refletir sobre isso, avaliar se os métodos que estão sendo aplicados estão funcionando. E não é só jogar a culpa no governo do estado ou na prefeitura, os pais também precisam monitorar o desenvolvimento escolar de seus filhos”, disse.
O prefeito criticou ainda o avanço automático de alunos que não dominam conteúdos básicos. “Até quando vamos ficar apenas passando alunos de ano? Se alguém tem 17 anos e ainda está na quinta série, está sério. Precisamos cobrar resultado, não apenas pagar benefícios aos professores”, afirmou.
Segundo Brunini, os dados revelam a precarização da qualidade do ensino não só em Mato Grosso, mas em todo o país, evidenciando a necessidade de ações conjuntas para reverter o quadro.
A declaração foi feita nesta sexta-feira 14 em conversa com jornalistas em seu gabinete.
0 Comentários
Faça um comentário