Operação Desmantela Facção que Planejava Execuções para Expandir Domínio em MT

Operação Tabuleiro



Redação 

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), deflagrou na manhã desta segunda-feira (31) a Operação Tabuleiro Quebrado. A ação teve como alvo integrantes de uma facção criminosa que planejavam a execução de membros de um grupo rival, em uma disputa pelo domínio da criminalidade no estado.

 

A operação cumpre cinco mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Sétima Vara Criminal de Cuiabá, especializada no combate ao crime organizado.

 

Facção Estruturada e Expansão Criminosa

 

As investigações revelaram que a facção criminosa opera com divisão hierárquica de cargos e funções, tendo como principais atividades a oposição a grupos rivais, prática de homicídios, posse de armas e envolvimento com o tráfico de drogas.

 

Durante a apuração, foram interceptadas diversas conversas entre os investigados, nas quais discutiam a necessidade de "montar um tabuleiro", ou seja, definir integrantes que atuariam como “disciplina” da organização.

 

Um dos principais alvos da operação, conhecido como “Chapeleiro Primeirão”, atualmente recluso no Capão Grande, era o responsável por recrutar executores para eliminar membros da facção rival. Para isso, ele oferecia uma "ajuda de custo" de R$ 10 mil, além de um veículo e armas de fogo. Ele se identificava como padrinho de 48 membros da facção e participava de debates sobre disputas territoriais e estratégias criminosas.

 

Outro alvo da operação é um ex-integrante da facção rival que estava na Bolívia e demonstrava insatisfação com seu antigo grupo. Ele foi cooptado para atuar na execução de seus ex-comparsas.

 

As investigações também identificaram diversas mensagens da facção alvo, deixando claro o planejamento de ataques e execuções contra o grupo rival. Em uma das comunicações interceptadas, um dos líderes afirmou: “Para cada inocente que estão matando, iremos matar 10 deles.”

 

Significado da Operação Tabuleiro Quebrado

 

O nome Tabuleiro Quebrado faz referência à desarticulação da estratégia da facção criminosa, que pretendia estruturar seus membros para atuar na organização e execução de crimes.

 

A investigação faz parte da estratégia da Polícia Civil de Mato Grosso dentro da Operação Inter Partes, que integra o programa Tolerância Zero, do Governo do Estado, reforçando o combate às facções criminosas e à violência organizada no estado.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também