- Pela Redação
- 29/05/2023
Da redação
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) denunciou à Justiça 17 policiais militares e um segurança particular, acusados de integrar um grupo de extermínio que operava na região metropolitana de Cuiabá.
As denúncias são frutos da “Operação Simulacrum”, deflagrada em março de 2022, que investigava a atuação de policiais que simulavam confrontos para executar suspeitos. Conforme as investigações, os policiais militares contavam com a ajuda de um colaborador, que atraía indivíduos interessados em praticar roubos e furtos para locais pré-determinados, onde eram vítimas de execuções extrajudiciais.
Trechos da denúncia indicam que parte da Polícia Militar de Mato Grosso tem consolidado o uso brutal de violência letal em “verdadeiras execuções sumárias travestidas de ‘confrontos’”. O MP destaca que essas ações são realizadas “sob o manto da farda e da conivência de superiores hierárquicos, em que milicianos se valem do aparato estatal para a perpetração de condutas hediondas materializadas em homicídios qualificados”.
O MP afirma que as ações criminosas envolvem fraudes, falsidades ideológicas, ocultação de provas e divisão de tarefas, formando um “consórcio tenebroso e macabro típico das mais odiosas organizações criminosas”.
Há exemplos de casos onde veículos dos supostos 'assaltantes' foram alvejados por mais de 100 disparos de arma de grosso calibre, mas perícias não detectaram sequer um disparo na direção oposta. É comum a presença de lesões de defesa nas vítimas, além de situações aberrantes como tiros a curta distância.
“A instauração de Inquéritos no âmbito da Justiça Militar acaba, inclusive juridicamente, colocando obstáculos à real e efetiva apuração de tais desvios de conduta, situação que leva à alarmante situação ora vivenciada”, conclui a denúncia.
Os denunciados são:
1. Altamiro Lopes da Silva
2. Antonio Vieira de Abreu Filho
3. Arlei Luiz Covatti
4. Diogo Fernandes da Conceição
5. Genivaldo Aires da Cruz
6. Heron Teixeira Pena Vieira
7. Icaro Nathan Santos Ferreira
8. Jairo Papa da Silva
9. Jonathan Carvalho de Santana
10. Jorge Rodrigo Martins
11. Leandro Cardoso
12. Marcos Antonio da Cruz Santos
13. Thiago Satiro Albino
14. Tulio Aquino Monteiro da Costa
15. Vitor Augusto Carvalho Martins
16. Wesley Silva de Oliveira
17. Paulo Cesar da Silva
0 Comentários
Faça um comentário