Projeto sustentável com aquaponia lançado por Juca do Guaraná beneficia 350 famílias em assentamento de Cuiabá

Sustentabilidade



Redação com assessoria 

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) lançou, no último sábado (4), um projeto inovador de produção sustentável no Assentamento Gamaliel, em Cuiabá. A iniciativa, que une tecnologia, sustentabilidade e geração de renda, implantou uma estufa equipada com sistema de aquaponia — técnica que integra a criação de peixes com o cultivo de hortaliças. O projeto deve beneficiar cerca de 350 famílias, garantindo alimento saudável e mais qualidade de vida.

 

Com investimento de R$ 700 mil, viabilizado por emenda parlamentar do deputado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), o sistema contará com seis tanques abastecidos com 1.200 alevinos de tilápia e o plantio de 2.000 pés de alface. A expectativa é que, em 45 dias, os primeiros produtos estejam prontos para comercialização, com colheitas semanais de cerca de 500 pés de alface, fortalecendo a economia local.

 

> “A aquaponia é uma solução moderna, eficiente e que garante produção o ano todo, mesmo em pequenas áreas. É uma forma de dar autonomia para essas famílias e movimentar a economia local. Nosso mandato é voltado para ações que transformam vidas de forma prática e sustentável”, destacou o deputado Juca do Guaraná.

 

 

 

O coordenador da Seaf, Brasílio Ferreira, elogiou o projeto e ressaltou seu impacto social.

 

> “Esse projeto vai trazer dignidade para a comunidade, permitindo produção com qualidade, eficiência e tecnologia. É uma iniciativa que pensa na questão social e produtiva. Parabenizo o deputado Juca por destinar uma emenda virtuosa a esse projeto”, afirmou.

 

 

 

Brasílio adiantou que a proposta deve se expandir para outras regiões do estado.

 

> “Esse projeto será multiplicador e referência para Mato Grosso nos próximos anos”, completou.

 

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também