- Pela Redação
- 29/05/2023
Redação com assessoria
Durante a sessão plenária desta quinta-feira (24), o vereador Fred Gahyva (Republicanos) apresentou na Câmara Municipal de Cuiabá um projeto de lei que visa ampliar os direitos das mulheres no sistema de saúde da capital. A proposta assegura às pacientes do sexo feminino o direito de serem atendidas por profissionais mulheres em procedimentos específicos, sempre que assim desejarem.
Na tribuna, Gahyva explicou que a iniciativa surgiu a partir de escutas às demandas de mulheres cuiabanas, especialmente em relação ao desconforto enfrentado durante exames íntimos realizados por profissionais homens. “Queremos mudar essa realidade, garantindo a essas mulheres o direito de escolha e, acima de tudo, de respeito”, destacou.
A medida vale tanto para o sistema público quanto privado de saúde e não restringe a atuação de profissionais do sexo masculino. No entanto, estabelece um direito adicional de proteção e conforto às mulheres, principalmente em casos de procedimentos invasivos como exames ginecológicos e histeroscopias — estes últimos, segundo o vereador, ainda com pouca oferta de médicas mulheres na rede particular da cidade.
Além de apresentar o projeto, Gahyva também usou seu tempo de fala para alertar sobre possíveis retrocessos na legislação eleitoral que podem afetar a representatividade feminina na política. “Muitas vezes, quem propõe essas alterações não está pensando em fortalecer a presença feminina. É preciso atenção e união das mulheres para defender seus espaços”, disse.
O vereador finalizou sua fala reafirmando o compromisso com a causa feminina e homenageando as mulheres de sua vida. “O que seria de nós, homens, sem nossas mães, avós e esposas? Sigamos juntos na luta por mais respeito, igualdade e dignidade para todas.”
0 Comentários
Faça um comentário