Deputado propõe uso do Starlink para melhorar conectividade em áreas remotas de MT

LEVANDO TECNOLOGIA PARA O MT



REDAÇÃO

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso que investiga as concessionárias de telefonia móvel no estado, aprovou na manhã desta quinta-feira (16), o relatório final sobre os serviços prestados pelas operadoras em todo os 141 municípios. Durante a apreciação do texto, o deputado estadual Faissal Calil (Cidadania) sugeriu a contratação da Starlink, provedora de internet via satélite, para atender as cidades com problemas de sinal. 

O relatório apresentado aponta que há um vácuo entre o que é assinado em contrato e o que é ofertado à população. O documento mostra que há falta de planos de expansão para várias vilas e, principalmente, para aldeias indígenas, o que levanta preocupações sobre a inclusão digital e a garantia de direitos básicos de comunicação para todas as comunidades.

De acordo com Faissal, alguns municípios localizados em áreas mais remotas de Mato Grosso acabam sofrendo mais com a péssima qualidade dos serviços ofertados pelas operadoras tradicionais. Como solução, o parlamentar sugeriu que o Governo do Estado procure empresas como a Starlink, do empresário norte-americano Elon Musk, que oferece internet via satélite.

“O que estamos fazendo aqui, é o que as agências reguladoras deveriam fazer, mas não fazem, e quanto mais distante o município, pior, já que as concessionárias só pensam na questão econômica. Estamos falando de serviços públicos e esta dinâmica precisa mudar. A solução para estes lugares mais afastados, na minha opinião, é uma Starlink, do Elon Musk, por exemplo. Se colocar no papel, vai sair mais barato, já que as operadoras não cumprem com o planejamento previsto”, afirmou.

1 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também