Virou, Percent mostra Lúdio na liderança com 53% e Abílio com 46%

Reta final



Redação 

Lúdio Cabral (PT) assumiu a liderança na disputa pela prefeitura de Cuiabá, de acordo com pesquisa da Percent, encomendada pela TV Cuiabá e Portal O Documento. O levantamento, realizado entre os dias 19 e 21 de outubro, apontou uma virada eleitoral, colocando Lúdio com 53,2% dos votos válidos, ultrapassando Abílio Brunini (PL), que agora possui 46,8%. No primeiro turno, Abílio estava à frente, mas a reviravolta recente consolida Lúdio como o favorito.

Se as eleições fossem hoje, Lúdio seria eleito com uma vantagem de aproximadamente 20 mil votos, afastando qualquer possibilidade de empate técnico, conforme o relatório final da pesquisa. No cenário estimulado, onde os eleitores são apresentados aos nomes dos dois candidatos, Lúdio lidera com 46,7% das intenções de voto, enquanto Abílio registra 41%. Outros institutos de pesquisa, no início do segundo turno, ainda mostravam Abílio à frente, mas Lúdio já indicava uma reação, que agora se confirma às vésperas da eleição.

Ronye Steffan, proprietário da Percent, explicou que a migração de votos, principalmente dos eleitores de Eduardo Botelho (União Brasil) e Domingos Kennedy (MDB), foi um fator decisivo para o crescimento de Lúdio Cabral. “O que vimos foi um verdadeiro turbilhão de apoios a Lúdio. Ele ganhou cerca de 25 pontos percentuais, o que confirma uma enorme migração de votos, a maior das últimas décadas. Os eleitores de Botelho e Kennedy marcharam, em grande número, para apoiar Lúdio”, afirmou Steffan.

A mudança nas posições dos candidatos também foi atribuída às estratégias de marketing na TV e no rádio. “Enquanto Lúdio aposta em uma imagem de união do povo cuiabano, Abílio tem focado em uma campanha mais agressiva, tentando associar Lúdio ao desgaste nacional do PT, mas essa estratégia não surtiu o efeito desejado”, completou Steffan.

A pesquisa também analisou o índice de rejeição dos candidatos. Abílio continua sendo o mais rejeitado, com 41%, enquanto Lúdio tem uma rejeição de 34,2% entre os eleitores cuiabanos.

Metodologia da Pesquisa

A coleta de dados foi realizada presencialmente entre os dias 19 e 21 de outubro, com 1.200 entrevistados. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MT-09106/2024

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também