- Pela Redação
- 29/05/2023
REDAÇÃO
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Liderados pelo deputado federal e pré-candidato à prefeitura de Cuiabá, Abílio Brunini (PL) e outros políticos de oposição, classificaram a possibilidade do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) de emplacar o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT Cuiabano) como ‘balela e promessa de ano eleitoral’. Além de Brunini, vereadores da Capital como Demilson Nogueira (Progressistas) e Maysa Leão (Republicanos) não acreditam na promessa que está sendo analisada pelo Ministério das Cidades do presidente Lula (PT). Em contrapartida o também pré-candidato a prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral (PT), pontuou que o modal do VLT é o mais adequado à cidade cuiabana e elogiou os esforços do governo federal que devem bancar as obras. De acordo com Brunini, o anúncio feito com exclusividade pela Gazeta na edição de domingo (7), é apenas um discurso para tumultuar o período eleitoral de 2024. ‘Só discurso politiqueiro e eleitoral. Eu só acredito quando o dinheiro estiver na conta. Quais foram as obras do PAC que foram pagas concluídas durante o período de 2014 que era época que o Lula estava no poder?’, questionou o deputado. Já a vereadora e oposição Maysa Leão disse que o prefeito entrou em 2024 inspirado em "atrapalhar a vida dos cuiabanos". "Ele está empenhado em atrapalhar a vida do povo cuiabano nesse último ano de mandato. Falar que ele vai conseguir viabilizar e iniciar uma obra de R$ 4,9 bilhões para fazer o VLT em Cuiabá no último ano, após 7 anos de mandato, em que ele não conseguiu sequer tapar buracos, é de um desrespeito indescritível’, comentou. Por sua vez, Demilson classificou a promessa como falaciosa e pouco provável. ‘De forma muito sincera eu não acredito em Emanuel Pinheiro, falacioso. Não estou dizendo que a cidade não o mereça e nem que o Governo Federal não possa fazê-lo, no entanto, outra não há prazos, ele está cantarolando para encobrir suas lambanças’, apesar disso reconheceu que o cenário eleitoral muda com a concretização da promessa. Para Lúdio, o novo projeto proposto por Emanuel que levará o VLT até o Jardim Industrial é o modelo ideal à população da Capital. ‘Com o presidente Lula liberando R$ 5 bilhões a fundo perdido, será um marco histórico e muito positivo na mobilidade urbana em Cuiabá. O trajeto de VLT previsto na época da Copa foi trajeto para turista, não para trabalhador usar no dia a dia. Se o novo projeto for aquilo que está sendo veiculado, parece ser um projeto mais adequado para atender a população trabalhadora de Cuiabá’, pontuou Cabral. O vereador e vice-líder do prefeito, na Câmara de vereadores, Luís Cláudio (PP) elogiou os esforços de Emanuel Pinheiro em ‘bater o pé’ e não permitir as obras o BRT (Bus Rapid Transit) iniciado pelo governador auro Mendes (União). ‘Essa é a luta do prefeito desde quando ele ainda era deputado estadual, continuou quando assumiu a prefeitura e agora com a oportunidade do PAC certamente o VLT é viável e o modal mais moderno e adequando a nossa população. Obviamente a população ficará extremamente satisfeita com a ação do prefeito e isso terá implicações políticas nas eleições desse ano’, concluiu. A GAZETA |
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