- Pela Redação
- 29/05/2023
Da Redação
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) modernizou o monitoramento de benefícios fiscais concedidos a empresas e produtores rurais com a implementação do Sistema de Monitoramento de Benefício Fiscal (Simbef). A nova ferramenta foi estabelecida para simplificar o controle, centralizar informações e garantir mais transparência na gestão dos incentivos fiscais do Estado.
A partir de agora, empresários e produtores rurais enviarão os relatórios de prestação de contas sobre o desempenho dos incentivos via Simbef. Para acessar a plataforma é simples, basta entrar no site da Sedec.
Com o Simbef, o uso de planilhas de dados, enviadas antes por e-mail, será centralizado pelo sistema. Os indicadores socioeconômicos, como a geração de emprego passam a chegar de forma mais acessível.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destaca que a plataforma é um marco na modernização da gestão dos incentivos fiscais concedidos pelo Estado.
“As isenções concedidas são essenciais, tornam a nossa econômica competitiva, resultam em investimentos no nosso Estado e fomentam a geração de empregos. Desta forma, a Sedec continuará garantindo, de modo eficiente, o uso correto das isenções”, afirma César Miranda.
Leandro Ferreira de Oliveira, coordenador de monitoramento da Sedec, ressalta que o sistema aumenta a eficiência no processo de monitoramento.
“Com o envio de informações via sistema, passamos a otimizar o tempo na apuração dos indicadores de desempenho, o que aumenta a eficiência. Além disso, facilita a prestação de contas do empresário e produtor “, explica o coordenador.
Sobre o benefício fiscal
Os incentivos fiscais são concedidos por meio dos Programas de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Proder) e de Incentivo à Cultura do Algodão de Mato Grosso (Proalmat). O objetivo é incentivar a indústria, o comércio, a agricultura e a pecuária, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento do Estado.
A plataforma está disponível no site da Secretaria e integra os principais sistemas de acesso, como o MT Login e o GovBR, permitindo uma experiência simplificada e segura para os beneficiários.
Os produtores e empresários podem tirar dúvidas com a Sedec pelos telefones 3613-0070 e 3613-0080 ou pelo email dos programas: proalmatmonitoramento@sedec.mt.gov.br, prodeicmonitoramento@sedec.mt.gov.br, prodermonitoramento@sedec.mt.gov.br.
0 Comentários
Faça um comentário