Professores de Cuiabá são capacitados em documentação pedagógica

Mais de 4 mil profissionais



Redação 

Quatro mil profissionais da educação, incluindo professores, coordenadores e TDIs (Técnicos de Desenvolvimento Infantil), participarão até sexta-feira (15) do curso de formação continuada "Escola de Educadores: Formação de Documentação Pedagógica na Prática".

 

O evento foi aberto na segunda-feira (11), no auditório do Sebrae, localizado no Goiabeiras Shopping, inicialmente destinado aos coordenadores de unidades escolares que atendem crianças de 0 a 4 anos. De terça-feira (12) até sexta-feira (15), o curso de formação continuada será oferecido aos professores e TDIs (Técnicos de Desenvolvimento Infantil) de todas as unidades escolares.

 

O foco do curso em formação continuada é desenvolver a aprendizagem infantil, identificando habilidades que permitirão, posteriormente, a orientação dos pais ou responsáveis.

 

A professora Lailse Francisca de Pinho, que atua na Creche Municipal Lais Amicucci Soares Martins, localizada no bairro Jardim Novo Milênio, em Cuiabá, elogia a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em incentivar as crianças à prática dos desenhos.

 

“Nós utilizamos aqui a criatividade das crianças com apoio dos professores. A construção dessa memória afetiva é muito importante porque todas as crianças levarão essa aprendizagem consigo para toda a vida. E, a partir disso, desenvolver habilidades que poderão ser aperfeiçoadas na adolescência”, afirma.

 

Entenda

 

A documentação pedagógica na educação infantil é o registro sistemático e reflexivo das experiências, interações e aprendizagens das crianças em ambiente escolar, o que envolve a análise, interpretação e comunicação dessas experiências, visando aprimorar a prática pedagógica e promover a participação ativa das crianças no seu aprendizado.

 

Considerar a documentação pedagógica na educação infantil exige fundamentação teórica e uma prática baseada na participação e no protagonismo infantil.

 

Além de oportunizar a reunião, a organização, a sistematização, a interpretação, o compartilhamento e a comunicação das ações das crianças no cotidiano da instituição escolar, são apresentados elementos que auxiliam nos processos de avaliação e acompanhamento das aprendizagens.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também