Prefeitura de Cuiabá amplia dias letivos e acaba com “emendas” de feriados em 2026

Mudança no calendário letivo de Cuiabá em 2026



Redação 

 

O ano letivo de 2026 começará com novas regras nas escolas municipais de Cuiabá. A Prefeitura aprovou o calendário escolar com aumento no número de dias de aula e o fim das tradicionais “emendas” de feriados — mudança que vai impactar diretamente a rotina de professores, alunos e famílias.

 

De acordo com o novo cronograma, o Ensino Fundamental passará a ter 203 dias letivos, dois a mais que em 2025, enquanto as creches funcionarão por 212 dias. Entre as principais alterações estão as aulas normais na Quarta-feira de Cinzas e na Quinta-feira Santa, que deixam de ser consideradas dias de folga.

 

O ano letivo terá início em 2 de fevereiro, com 18 dias de aula e feriados no Carnaval (16 e 17). Em março, serão 22 dias letivos, e em abril, 19 dias nas creches e 18 no Ensino Fundamental, com feriados na Sexta-feira Santa (3), Aniversário de Cuiabá (8) e Tiradentes (21).

 

O mês de maio contará com 20 dias letivos, com pausa apenas no Dia do Trabalhador (1º). Em junho, haverá 21 dias de aula, antes do recesso de meio de ano, que começa em 10 de julho para o Ensino Fundamental e em 17 de julho para as creches.

 

As aulas retornam em agosto, com 21 dias letivos. Em setembro, o Ensino Fundamental terá 20 dias de aula e as creches 21, descontados o Dia da Independência (7) e o Conselho de Classe (28).

 

Já outubro terá 20 dias letivos, com feriados do Dia das Crianças (12) e do Servidor Público (28). Novembro contará com 19 dias de aula, devido aos feriados de Finados (2), Proclamação da República (15) e Consciência Negra (20).

 

O encerramento do ano letivo será em 21 de dezembro, com 14 dias letivos no mês e o último feriado do ano em 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição).

 

O novo calendário será publicado oficialmente nas próximas semanas pela Secretaria Municipal de Educação e entra em vigor no início do próximo ano letivo.

 

 

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também