- Pela Redação
- 29/05/2023
Márcio Eça do rufandobombonews
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), homologou nesta terça-feira (14) um acordo com a União Transporte, empresa responsável pelo sistema de transporte coletivo do município, para parcelar uma dívida de R$ 21,5 milhões acumulada ao longo de duas décadas. O valor, atualizado até maio de 2025, se refere principalmente aos repasses de gratuidades concedidas a idosos e pessoas com deficiência, e foi reconhecido judicialmente.
A negociação, conduzida com intermediação da Mesa Técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), resultou em um parcelamento em 24 meses, com taxa Selic reduzida a 9% ao ano, abaixo da média de mercado. Além disso, o acordo prevê a prorrogação do contrato da concessionária até 2027, dois anos além do prazo original, garantindo que a empresa tenha fôlego financeiro para realizar investimentos na melhoria da frota e dos serviços.
De acordo com Flávia Moretti, a medida trará resultados imediatos, com a chegada de novos ônibus em até 60 dias e ampliação gradual da frota para 58 veículos ainda no primeiro ano. Atualmente, a empresa opera com cerca de 40 ônibus. Um estudo técnico para ampliação de linhas também será desenvolvido, em parceria com o TCE e com o futuro plano de mobilidade urbana do município.
A prefeita ressaltou ainda que a prorrogação do contrato não elimina a realização de uma nova licitação para concessão do transporte coletivo. “Prorrogamos o contrato por dois anos para garantir o cumprimento do acordo e permitir que a empresa invista nas melhorias necessárias. Mas a nova concessão não está descartada — vamos contratar uma empresa especializada para elaborar a modelagem e o novo processo licitatório”, afirmou.
0 Comentários
Faça um comentário