PF diz que votação do segundo turno ocorre com 'tranquilidade' em todo o país

ELEIÇÕES 2024



g1

O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou no fim da manhã deste domingo (27) que a votação do segundo turno das eleições municipais transcorrem com "muita tranquilidade" em todo o país e com muito menos ocorrências do que no primeiro turno.

Ele informou que 11 pessoas foram conduzidas pela polícia às delegacias por cometimento de alguma irregularidade relacionada às regras eleitorais.

Os números de ocorrências estão sendo bem menores que no primeiro turno, quando todos os municípios tinham eleições. Agora, são apenas 51. O segundo turno ocorre apenas em cidades com mais de 200 mil habitantes em que nenhum candidato a prefeito, no primeiro turno, chega a 50% dos votos válidos.

"A eleição deste segundo turno está sendo muito mais tranquila do que no primeiro. Atribuímos isso aos números [menos cidades] e ao trabalho preventivo realizado pelas polícias", disse Andrei em pronunciamento no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, montado pelo Ministério da Justiça para acompanhar as ocorrências durante o domingo de eleições.

Andrei ressaltou que, ao contrário do primeiro turno, ainda não houve neste segundo turno apreensão de dinheiro em espécie, ocorrência que geralmente está ligada a compra de votos. A circulação de dinheiro vivo no dias próximos às eleições é uma preocupação da PF.

Sobre apreensões, o diretor da PF afirmou que, até o fim da manhã, apenas um carro havia sido tomado pela polícia, ligado ao cometimento de crimes eleitorais.

"Apenas apreensão de um veículo. Não houve apreensão de dinheiro vivo. Claro que o processo é dinâmico", afirmou o diretor-geral da PF.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também