Alcolumbre dá sinal positivo para PEC da reeleição ser votada esta semana

PARA CARGOS EXECUTIVOS



Correio Braziliense

A PEC que coloca um fim na reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República pode entrar em votação ainda esta semana, segundo sinalização do presidente da Casa Alta, Davi Alcolumbre (União-AP). A informação foi dada pelo chefe da mesa-diretora na última semana, mas ele pontua a necessidade de ouvir também os líderes partidários sobre a proposta. 

"Tenho todo desejo e interesse para que, na semana que vem, essa proposta [PEC do Fim da Reeleição] esteja em deliberação no Senado. Mas quero ouvir os líderes partidários e tenho certeza absoluta que todos vão concordar", afirmou Alcolumbre na última quarta-feira (21/5).

De acordo com o texto da PEC, o fim da reeleição ocorre por meio de duas fases: uma a partir de 2028 para os prefeitos e a outra em 2030 para os cargos de presidente e governador. 

A matéria também propõe a unificação dos pleitos municipais, estaduais e nacionais em uma única data. A mudança aconteceria a partir de 2034 juntamente com a padronização de mandatos políticos para o período de 5 anos, incluindo os senadores, que passam a ter uma redução de mais de um terço nos mandatos (8 para 5 anos) nas eleições do mesmo ano.

Apesar de Alcolumbre sinalizar apoio à proposta, líderes partidários afirmam que a modificação no tempo de mandato dos senadores estaria causando certo descontentamento nele, apesar do parlamentar concordar em extinguir a reeleição no Executivo. A informação foi dada por meio de aliados do político à imprensa, sob sigilo da fonte, e afirmam que, por conta das divergências, o presidente do Congresso poderá empurrar a análise da proposta para junho ou ainda para o segundo semestre.

0 Comentários

Faça um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados* *

Veja Também